quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Hypomnemata 124 (Agosto) - Boletim mensal Nu-Sol

Também já se encontra há algum tempo no ar o boletim mensal do Nu-Sol, o hypomnemata 124, referente ao mês de Agosto.
O tema é a Ação Direta.

Segue um trecho do texto, com um resgate do termo ação direta:

"A ação direta aparece, inicialmente, no interior das práticas anarquistas do século XIX, situada por Proudhon, sem dar-lhe esse nome, como atitude antirrepresentativa vinculada à criação de formas autogestionárias de vida: eliminação da representação política e das mediações nas relações produtivas e nas práticas associativas.
Mais tarde, a ação direta aparece como sinônimo de propaganda pela ação e é identificada com as práticas terroristas. Depois, o sindicalismo revolucionário a relacionou à ação sindical e a designou como propaganda pelo fato: tática revolucionária dos sindicalistas antipartidários, que viam no sindicato a viabilização da revolução, sem mediações vanguardistas. Como tal, tornou-se identificada ao anarco-sindicalismo.
Émile Pouget afirma que a ação direta é a ruína do espírito de submissão e resignação como materialização do princípio de liberdade. Seguindo as pegadas de Proudhon, ele considera que é no movimento que se diferenciam as ações revolucionárias, ponto que será mais tarde enfatizado por Errico Malatesta.
Voltairine de Clayre (a anarquista mais dadivosa e brilhante da América, segundo Emma Goldman, a mulher mais perigosa da América) é ainda mais enfática. A ação direta pode ser violenta ou não; ela antecipa qualquer lei e acontecimento revolucionário; está nas relações cotidianas contra as desigualdades; volta-se contra a autoridade, a favor de desobediências. A ação direta violenta alerta os indiferentes que a opressão se tornou intolerável, ou como disse Émile Henry: soa a voz da dinamite, ato de sabotagem, boicotes como uma atividade incansável.
É pela ação direta, e não pelos pronunciamentos, que os problemas se tornam evidentes!
Desde então, a ação direta retoma sua amplitude como prática anarquista em qualquer ocasião diante de qualquer centralidade.
"

Lembro também, aos parcos leitores, que o mesmo grupo publica as flecheiras libertárias todas as terças-feiras.
Para ler a Hypomnemata 124 clique aqui!
Para o sítio do Nu-Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário