quarta-feira, 9 de junho de 2010

O naufrágio da economia grega, a ilha insubmissa e as ondas reflexivas na internet


(Indicação de dois artigos sob o ponto de vista anarquista)

Tenho lido diversos textos sobre os acontecimentos recentes na Grécia. Se por um lado, a crise grega teve pesada carga negativa para o capitalismo e para o bloco europeu, por outro, as manifestações da população grega deram novo ânimo ao movimento anarquista da Grécia, e de todo o mundo, e aos movimentos autonomistas e libertários. Essas manifestações foram reflexos do plano de austeridade, imposto pela União Européia e pelo FMI ao governo grego para a liberação de empréstimo que visa a recuperação da frágil economia do país. Anos de corrupção de governos de direita e esquerda fizeram com que a economia naufragasse e desembocasse nesse mar revolto.

Na internet, dentre vários artigos que tenho lido, dois me chamaram a atenção. O primeiro é uma reflexão do Nu-SOL (Núcleo de Sociabilidade Libertária) sobre o anarquismo grego. O texto do Nu-Sol, "grécia: a vida começa com fogo", abarca os avanços e recuos do anarquismo neste oceano de incertezas grego. Partindo daí, põe na prancha não apenas o movimento daquele canto do mundo. Percebendo a possível captura da insubmissão grega pelo sistema, o Nu-SOL afirma: "É preciso dissolver a distinção entre coletivistas e individualistas./É precioso o ar daqueles que se incomodam com a sobrevivência a partir de si próprios./É pressa por revolta!/ O mundo é outro! O fogo é o mesmo!".

O outro texto está na última edição do periódico chileno El Surco, a de número 16. O artigo de Malgenio Volga, "Grecia: la cuna y la tumba de occidente" (Grécia: o berço e a tumba do ocidente, numa tradução livre), também solto nesse mar de informações, reflete a situação na qual o anarquismo grego se encontra, recuperando os acontecimentos que fizeram desaguar as revoltas gregas. O texto termina apontando o fato de que o conflito ainda não possui um desenlace: "El relato aún se escribe y dependerá de la fuerza de cada agonista de que la obra finalizada desemboque en tragedia o epopeya de una nueva sociedad que puja por abrirse paso en un contexto de crisis económica, ecológica, política, total".

Especulações a parte, são dois bons textos que merecem ser lidos por quem acompanha as notícias da Grécia, que ainda não encontrou terra firme, nesse oceano de informações que é a internet. E, desta forma, difundo também a 16ª edição do El Surco, basta entrar na página do jornal mensal e baixá-lo. Trata-se de periódico que, apesar de curto, abarca assuntos nacionais (chilenos) e internacionais com igual relevo. Que esse belo oceano não deixe de enviar boas ondas, como essas, à nossas praias que anseiam por liberdade...

Dr. Bogóloff

Nenhum comentário:

Postar um comentário