A Galiza está situada na região noroeste da Espanha, acima de Portugal, e é um dos locais em que existe o bilingüismo. Tem como língua materna o galego (cuja origem é similar à do português) e a outra língua oficial é o espanhol (ou castelhano). É uma comunidade autônoma espanhola e é formada pelas províncias de Pontevedra, A Coruña, Ourense e Lugo.
A luta pela autonomia galega é antiga e durante a ditadura de Franco (1939-1973), originário daquela região, a língua do povo galego foi proibida, como o basco (euskera) e o catalão (catalá).
Dentre as diversas páginas na internet que tem como foco difundir informações a respeito do povo e da cultura galega, há duas que recomendo: Galiza Libertária, um espaço dedicado à luta antiautoritária; e o recém-criado Diário Liberdade, portal que visa veicular notícias de locais lusófonos e não apenas da Galiza.
É importante dar espaço à diversidade, afirmar as diversas culturas e mostrar as lutas que os povos de todos os cantos do mundo vêm travando durante a história da raça humana. A língua, e a história, nos aproxima dos galegos e é fundamental que conheçamos suas diversas visões de mundo e suas lutas. Viva a Galiza (Galícia)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário