domingo, 25 de outubro de 2009

Morte acidental de um anarquista

Enquanto pretendo começar a leitura desta obra teatral de Dario Fo (Nobel de literatura de 1997), pelas listas de notícias e caixas de e-mails de libertários e libertárias de partes do mundo corre a notícia do "suicídio" do professor Chrystian Paiva, em Roraima.

Segundo a força policial e aimprensa local, o professor anarquista se suicidou, mesmo quando todos os indícios mostram que isso provavelmente não aconteceu. Sua companheira, Adriana Gomes relatou o que aconteceu no dia em um texto que está circulando pela internet e pode ser lido aqui.

A relação do texto de Fo com essa morte é interessante. Pelo pouco que conheço do texto, o anarquista "se joga" da janela de um prédio enquanto está sendo interrogado pela polícia italiana. A banda espanhola Los Muertos de Cristo já fez semelhante relação na música que leva o nome da obra de Dario Fo em espanhol, "Muerte accidental de un anarquista", e na letra lembra a morte de Carlo Giuliani, jovem manifestante assassinado pela força policial nas manifestações contra o G8 em Gênova, na Itália em 2001.

Para baixar o arquivo em pdf da peça Morte acidental de um anarquista em espanhol, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário