quarta-feira, 30 de junho de 2010

CCSP - Recesso em Julho e Lançamento do livro "Do governo dos vivos" de Foucault


Novamente, para romper o silêncio - que dessa vez foi em respeito à perda cultural advinda com a morte de Saramago - informo que haverá, no mês de julho, recesso das atividades do Centro de Cultura Social de São Paulo. Essa paralisação nas atividades ocorre após ter sido lançado, no dia 26 do mês corrente, o livro Do governo dos vivos, de Michel Foucault pela editora Achiamé. Tradução, transcrição e notas por Nildo Avelino.

Para maiores informações:
CCSP
Achiamé

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Hoje morreu o escritor português Saramago


Hoje, 18/06/2010, morreu o escritor português José Saramago (1922-2010). Grande nome da literatura portuguesa e mundial, era partidário do comunismo e criticava em suas declarações e obras a sociedade em que vivia. Conseguiu ir além da literatura panfletária e criou belíssimas obras de arte. O mundo perde outro ateu, de imenso valor para a literatura e a arte em geral, que ansiava um mundo mais justo. O escritor vivia em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha).

Crédito da foto: Tuca Vieira/Folhapress

Outras informações:
http://www.kaosenlared.net/noticia/fallece-escritor-periodista-portugues-jose-saramago
http://pimentanegra.blogspot.com/2010/06/jose-saramago-1922-2010-no-seu-livro.html
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,morre-aos-87-anos-o-escritor-jose-saramago,568550,0.htm
http://www1.folha.uol.com.br/especial/2010/josesaramago/

quarta-feira, 9 de junho de 2010

O naufrágio da economia grega, a ilha insubmissa e as ondas reflexivas na internet


(Indicação de dois artigos sob o ponto de vista anarquista)

Tenho lido diversos textos sobre os acontecimentos recentes na Grécia. Se por um lado, a crise grega teve pesada carga negativa para o capitalismo e para o bloco europeu, por outro, as manifestações da população grega deram novo ânimo ao movimento anarquista da Grécia, e de todo o mundo, e aos movimentos autonomistas e libertários. Essas manifestações foram reflexos do plano de austeridade, imposto pela União Européia e pelo FMI ao governo grego para a liberação de empréstimo que visa a recuperação da frágil economia do país. Anos de corrupção de governos de direita e esquerda fizeram com que a economia naufragasse e desembocasse nesse mar revolto.

Na internet, dentre vários artigos que tenho lido, dois me chamaram a atenção. O primeiro é uma reflexão do Nu-SOL (Núcleo de Sociabilidade Libertária) sobre o anarquismo grego. O texto do Nu-Sol, "grécia: a vida começa com fogo", abarca os avanços e recuos do anarquismo neste oceano de incertezas grego. Partindo daí, põe na prancha não apenas o movimento daquele canto do mundo. Percebendo a possível captura da insubmissão grega pelo sistema, o Nu-SOL afirma: "É preciso dissolver a distinção entre coletivistas e individualistas./É precioso o ar daqueles que se incomodam com a sobrevivência a partir de si próprios./É pressa por revolta!/ O mundo é outro! O fogo é o mesmo!".

O outro texto está na última edição do periódico chileno El Surco, a de número 16. O artigo de Malgenio Volga, "Grecia: la cuna y la tumba de occidente" (Grécia: o berço e a tumba do ocidente, numa tradução livre), também solto nesse mar de informações, reflete a situação na qual o anarquismo grego se encontra, recuperando os acontecimentos que fizeram desaguar as revoltas gregas. O texto termina apontando o fato de que o conflito ainda não possui um desenlace: "El relato aún se escribe y dependerá de la fuerza de cada agonista de que la obra finalizada desemboque en tragedia o epopeya de una nueva sociedad que puja por abrirse paso en un contexto de crisis económica, ecológica, política, total".

Especulações a parte, são dois bons textos que merecem ser lidos por quem acompanha as notícias da Grécia, que ainda não encontrou terra firme, nesse oceano de informações que é a internet. E, desta forma, difundo também a 16ª edição do El Surco, basta entrar na página do jornal mensal e baixá-lo. Trata-se de periódico que, apesar de curto, abarca assuntos nacionais (chilenos) e internacionais com igual relevo. Que esse belo oceano não deixe de enviar boas ondas, como essas, à nossas praias que anseiam por liberdade...

Dr. Bogóloff

sábado, 5 de junho de 2010

Retaliação de portuários suecos ao ataque israelense à frota turca humanitária


Após o lamentável ataque israelense ao barco turco que levava ajuda humanitária a Gaza, trabalhadores portuários suecos anunciam bloqueio de dez dias a navios e mercadorias de Israel.
O ataque ocorreu na madrugada do dia 01/06 e vitimou 9 (segundo Israel e a imprensa mundial) ou 19 (segundo pessoas que estavam no barco) ativistas. A desculpa do governo israelita para o ataque é a de que a embarcação continha armamento para grupos rebeldes na Faixa de Gaza e que o exército israelense, ao interceptar o navio, foi recebido com violência pelos ativistas (terroristas, segundo Israel).
A imprensa mundial condenou o ataque. Os portuários suecos foram além e anunciaram o boicote que as atitudes de Israel fazem por merecer.
Fonte: http://www.terra.com.br/portal/

Houve manifestação contra o ataque israelense em Portugal e na Europa (clique aqui e aqui para saber mais), e no Brasil (aqui).
Sobre a cineasta brasileira, tripulante do navio atacado, pode-se ler alguma coisa aqui. Ela já se encontra nos Estados Unidos, onde reside.

Para maiores informações sobre o mesmo tema:
http://www.anarkismo.net/article/16755
http://www.diarioliberdade.com
http://www.lahaine.org/index.php?p=11211

sexta-feira, 4 de junho de 2010

CCSP - Programação Junho


Para quebrar o silêncio, segue a programação do Centro de Cultura Social de São Paulo:
12/06 - 20h
(des)encontros anárquicos de literatura - O processo, Franz Kafka.

13/06 - 19h
cinema & anarquia - O processo, dir. de Orson Welles (Alemanha/França/Itália, 1962).

16/06 - 19h
Oficina Libertária 2010 - Errico Malatesta e Michel Foucault sobre o fascismo

26/06 - 20h
Oficina Libertária 2010 - "Anarqueologia dos saberes" apresentação e lançamento do livro Do governo dos vivos: Curso no Collège de France, 1979-1980 (excertos), de Michel Foucault (Editora Achiamé, Rio de Janeiro, trad. de Nildo Avelino).

Endereço
Rua General Jardim, 253, sala 22
Vila Buarque, São Paulo-SP
Próximo ao metrô República