sábado, 31 de outubro de 2009

Sede da FAG é invadida pela Polícia Civil

29 de outubro de 2009, a partir das 16 horas - a Polícia Civil do RS sob o comando da governadora Yeda Crusius promove diligência na sede da Federação Anarquista Gaúcha (FAG).
O mandado de segurança do governo busca apreender material de propaganda política contra o governo acusado de corrupção. Os cartazes abordam o empréstimo junto ao Banco Mundial e o assassinato do sem-terra Eltom Brum.
Este ato é pura provocação do Executivo gaúcho, atravessado por atos de corrupção e situações até hoje sem explicação, como a morte de Marcelo Cavalcante em fevereiro desse ano.
Conclamamos as forças vivas da esquerda gaúcha para reagirmos de forma unificada contra mais esse desmando.

Solidariamente, Federação Anarquista Gaúcha

www.vermelhoenegro.org/fag

Texto retirado da página da Federação Anarquista Gaúcha

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Áudio de conferência de Edgar Leuenroth no CCS-SP em 1965

Vasculhando a página do Centro de Cultura Social de São Paulo, encontrei o aúdio de uma conferência proferida por Edgar Leuenroth (1881-1968) em 1965. O tema da conferência é a história da organização operária em São Paulo.
A conferência pode ser ouvida aqui.

Além da conferência, pode ser vista na página do CCS-SP a história do centro cultural. Também há agenda de atividades e outros conteúdos relacionados com o CCS.

Edgar Leuenroth foi um dos maiores nomes do movimento operário do Brasil.

domingo, 25 de outubro de 2009

Morte acidental de um anarquista

Enquanto pretendo começar a leitura desta obra teatral de Dario Fo (Nobel de literatura de 1997), pelas listas de notícias e caixas de e-mails de libertários e libertárias de partes do mundo corre a notícia do "suicídio" do professor Chrystian Paiva, em Roraima.

Segundo a força policial e aimprensa local, o professor anarquista se suicidou, mesmo quando todos os indícios mostram que isso provavelmente não aconteceu. Sua companheira, Adriana Gomes relatou o que aconteceu no dia em um texto que está circulando pela internet e pode ser lido aqui.

A relação do texto de Fo com essa morte é interessante. Pelo pouco que conheço do texto, o anarquista "se joga" da janela de um prédio enquanto está sendo interrogado pela polícia italiana. A banda espanhola Los Muertos de Cristo já fez semelhante relação na música que leva o nome da obra de Dario Fo em espanhol, "Muerte accidental de un anarquista", e na letra lembra a morte de Carlo Giuliani, jovem manifestante assassinado pela força policial nas manifestações contra o G8 em Gênova, na Itália em 2001.

Para baixar o arquivo em pdf da peça Morte acidental de um anarquista em espanhol, clique aqui!

Princípio

Este blog surge da pretensão de ser lido e da necessidade de comunicar. Não cairá no diário pessoal, mas pretendo colocar impressões e dicas de leitura. Na medida do possível tentarei fazer uma agenda cultural. Em textos futuros passarei link por link, fazendo assim a apresentação de cada um deles.
O Problema é achar os leitores...